É bastante controverso falar sobre isso. Na verdade, é até herético, mas não é essa a proposta desse, que raramente tem sido cumprida?
É fácil pensarmos religião como algo que conforta as pessoas, mas se pararmos realmente para avaliar o modelo informacional perceberemos que ele não difere em nada do modelo do horror sobrenatural que tanto vemos em filmes ou em livros, como os do H.P. Lovecraft ou de seu discÃpulo pé de chinelo (tá, vou ser xingado por um monte de gente por essa, mas que ele é, é… quando comparado ao Lovecraft) Stephen King.
Analisemos o primordial: E do barro Deus criou o Homem e de uma Costela do Homem Deus Criou a Mulher… a segunda parte da frase é, com certeza, algo muito semelhante a Fankenstein, de Mary Shelley, ou ReAnimator, do próprio Lovecraft, claro, faltando um monte de órgãos… na verdade todos, porque costela não é órgão… a primeira parte me lembra um pouco de trechos do “Nas Montanhas das Loucuras”, quando os menciona que os “Grandiosos Anciões” criaram os “Shoggoths” para servi-los. O interessante é que Deus expulsa ambos do paraÃso quando eles o desobedecem, assim como os “Grandiosos Anciões” expulsam os Shoggoths (destróem) por desobedecerem-nos. Para depois perdoá-los (reconstruÃ-los) para servi-los novamente (e traÃrem novamente)… enfim, logo no inÃcio já vemos o sobrenatural de imediato e os poderes auspiciosos do mesmo manipulando suas criações (ok… os Shoggoths se deram melhor na história. Será que nós também? )
Passando um pouco para frente vemos Sodoma e Gomorra que, por desobedecerem (não ouvirem) os avisos do(s) profeta(s) (Deus) são destruÃdas. Em: A Volta dos Mortos Vivos, por não acionarem de imediato o exército quando os donos da loja de esqueletos(?) recebem o conteúdo quÃmico eles desobedecem a uma regra e no final a cidade é destruÃda… claro, depois dos Zumbis atormentarem a todos.
E por falar em Zumbi, o que me dizem da páscoa? Quando Jesus Rescussita e volta dos Mortos… volta dos mortos, isso é interessante… me lembra… Zumbis!! que divertido… ou melhor, que horror!!!
Ok… falar disso com o cristianismo é fácil, Islamismo não vou falar. É óbvio, não quero ser morto por um extremista… hmm… Jason? Meyers? (O Massacre da Serra Elétrica), “Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado”, Pânico, enfim…
Não conheço o suficiente de Budismo pra falar, mas que tem… AAAHhh tem… aquele gordinho com cara feliz(?) nunca me enganou…
E o hinduÃsmo? Deuses com 6 braços… isso é suspeito. Do mais também não conheço muito, nunca estudei religiões exceto o catolicismo, o que me coloca num passo tradicional para falar sobre o cristianismo.
Querem mais?
Talvez outro dia
Ou então, deixem seus comentários.
Afinal, não estou aqui para explicar, mas a idéia está lançada.
E claro, esse blog não é para falar de tradicionalismos, mas para fugir deles. Querem reclamar, façam… se eu não gostar, mando meu deus pegar vocês… BWAHAHAHAHAHA.
April 16th, 2009 at 11:56 am
god bless joe pesci!!!!
April 17th, 2009 at 11:40 pm
Véio, vc quer ver terror sobrenatural…??? Vai lá onde eu vou toda quarta!!! Hehehehehehehe… Quer dizer, pode ser q vc não veja, propriamente dito, mas, quem sabe… Eu, ainda não vejo, só sinto de quando em vez!!! Mas, bixo, vou dizer, o q tem lá fora, perto do q se vê nos filmes de Terror, é… phodda!!! Muuuuito phodda!!! E o q se faz neste Mundão véio também, influenciado, ou não (o q é pior!), pelas “forças” do lado de lá daria pra encher vááááárias páginas de blogs pruma boa Eternidade!!! Mas, o mote é esse mesmo: muito do q se cria aqui, na grande maioria das vezes, vem de lá!!! Então, quem sabe, esses grandes mestres do Terror não tenham recebido suas inspirações do lado de lá!!! Pelo pouco q li do Lovecraft, dá, e muito, para se inferir q ele era um grande receptor desse tipo de informação!!! Ouso dizer até q ele ia MESMO visitar Innsmouth e seus homens sapo quando ia dormir!!! >:-) Mas, quem sabe…