Insanity Seeker

A Loucura o leva à verdade, assim como a Verdade o leva à Loucura.


A coisa mais misericordiosa do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo.
Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a negros mares de infinito, e não está escrito pela Providência que devemos viajar longe.
As ciências, cada uma progredindo em sua própria direção, têm até agora nos causado pouco dano; mas um dia a junção do conhecimento dissociado abrirá visões tão terríveis da realidade e de nossa apavorante situação nela, que provavelmente ficaremos loucos por causa dessa revelação ou fugiremos dessa luz mortal rumo à paz e à segurança de uma nova Idade das Trevas.
H.P. Lovecraft

Democracia

fevereiro 16th, 2009 by Lordspy

    E Chávez, o Hugo, presidente da Venezuela, não o do 8, finalmente conseguiu o que almejava: A permissão de se candidatar, novamente, pelo voto popular, à reeleição. E digo que fora finalmente, pois essa foi a terceira tentativa de alterar a constituição da Venezuela para que seja permitido ao presidente se reeleger um número ilimitado de vezes.
    Pergunta-se, claro, se isso não se caracteriza como um modelo de governo ditatorial, como noticia a grande mídia brasileira. Afinal ele, Chávez, pode permanecer no poder por tempo indeterminado, assim como Fidel Castro ou Stalin, ambos, assim como Chávez, de esquerda. Minha resposta clara para essa pergunta é: não, não pode sequer se caracterizar como um modelo de governo ditatorial. Basta analisarmos os fatos, algo que a própria mídia brasileira não divulga e aí sim eu me pergunto se essa omissão não seria um modelo manipulativo, que caracteriza modelos de tendências ditatoriais. Dessa forma, além de expor os fatos que refutam a asserção da grande mídia sobre o possível governo ditatorial de Chávez, apresentarei algumas comparações com fatos e medidas realizadas pelos políticos do nosso querido Brasil. Ei-los:

 1- A permissão de alteração da constituição da Venezuela para permitir um número ilimitado de candidatura à reeleição para o presidente, apesar de ter sido realizada 3 vezes e apenas na última ter sido aprovada, fora um resultado direto da opinião do povo venezuelano, que decidiram que seus governantes possam se submeter à reeleição. Observem que eles PODEM se submeter à reeleição e não que eles serão imediatamente eleitos. Quem decidirá isso, novamente, é o povo. Da mesma forma como o povo o colocou no poder, antes da tentativa de golpe militar (ditadura militar), o colocou novamente no poder tirando, à força, os militares (apoiados pelos EUA) e o reelegeu, democraticamente, para um segundo mandato.

 2- A Venezuela é o país que mais consultas populares realiza, em 10 anos foram 15 consultas populares sobre assuntos significativos, sendo apenas 3 sobre a proposta de emenda constitucional para reeleição. É o país que mais consultas populares realizou no mundo. Considerando que Democracia significa Governo Do Povo, me pergunto, onde a grande mídia brasileira (e talvez a Norte Americana) vê um modelo não democrático e ditatorial? Seriam eles ignorantes o suficiente para acreditarem que simplesmente pelo modelo de governo ser esquerdista o torna imediatamente totalitário e ditatorialista? Ou estaria a grande mídia tentando corromper o modelo cognitivo associativo do cidadão brasileiro comum?

    Claro, você leitor pode dizer, ele não ganhou as anteriores e ficou realizando até ganhar, até ganhar pelo cansaço do povo. O problema aí é que opinar para a melhora (ou piora) das condições de governo do seu país é algo que não é justificável dizer que se cansa. No mais, a oposição, caso assuma na próxima eleição, pode muito bem revogar essa emenda. Observe que essa emenda não garante o próximo mandato de Chávez, ela garante que ele pode se candidatar, ou seja, na próxima eleição na Venezuela, Chávez pode perder para a oposição e a oposição pode usar essa emenda constitucional para tentar se reeleger inúmeras vezes.

    Pense no modelo. Caso Chávez queira ser um presidente vitalício nesse modelo de governo onde ele pode se reeleger indefinidamente, a cada mandato ele terá que convencer a população que ele é o melhor candidato, fazendo uma política, senão exímia, que impulsione o crescimento venezuelano e a melhoria das condições de vida de sua população. Caso contrário ele poderá cair legitimamente através do poder de voto, eu disse VOTO, da população.

    Vamos observar como as emendas constitucionais foram realizadas no Brasil? O presidente envia a proposta para o senado e para a câmara. Caso os dois aprovem, a emenda passará a valer e o povo sequer saberá quais as mudanças que ocorrerão no modelo de governo ou legislativo do Brasil, salvo exceção quando a grande mídia divulga, ainda assim, suspeito eu, de modo tendencioso. Você, brasileiro, quantas vezes votou sobre uma mudança significativa na constituição brasileira? (como, por exemplo, na emenda que permitiu que o governo de Fernando Henrique Cardoso privatizasse quase todo o país e que a maioria da população sequer tomou conhecimento). Qual seria sua opinião a respeito disso? Qual é sua opinião a respeito disso? Ou você simplesmente deixa a correnteza te levar? Lembre-se que a correnteza decerto leva a lugares perigosos onde a morte é certa.

    E vivas ao povo venezuelano, pelo regime democrático que eles escolheram. Que o Brasil, um dia, possa vir a ter um regime assim.

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.