É impressionante como a sociedade perdeu completamente a noção de tato e razão perante algumas práticas necessárias à realização de tarefas que exigem determinados tipos de disciplina.
Exemplifico justamente com aquilo que dará o teor das idéias que me levaram a colocar tal tÃtulo. Tarefas que exigem raciocÃnio, como projeto de sistemas, no meu caso, computacionais, mas podem ser de engenharia, médicos, educacionais, dentre outros.
Me lembro muito bem quando, na escola, nos era exigido silêncio enquanto, em uma tarefa exigida, projetávamos algo que exigisse tal capacidade e sobre isso faço-lhes uma pergunta.
Caso você trabalhe, como profissional, em uma empresa que demanda tarefas que exigem raciocÃnio lógico/matemático, me diga, qual o nÃvel de ruÃdo no seu ambiente de trabalho? Digo no escritório, não em sua própria casa, caso você tenha um trabalho home-office?
Não é difÃcil imaginarmos, principalmente aqui no Brasil, como é um ambiente de trabalho comum nas empresas ou departamentos de engenharia ou informática. Escritórios abertos com baias é o mÃnimo. E então percebemos: telefone (nosso) tocando, telefone (do vizinho) tocando, vizinhos conversando, chefe conversando com vizinho, entra e sai, barulho da impressora. Esses, apenas ruÃdos provocados internamente, porém, podemos também acrescentar, numa cidade grande, como São Paulo, o ruÃdo de ônibus, de carros, de alarmes disparando, etc.
Depois perguntam, a nós, que trabalhamos usando a cachola, porque temos estresse? Porque ficamos irritadiços? e o pior: Porque o projeto está atrasado? ou Porque não funciona direito?.
A essas, a resposta pode não ser simples, mas, para as duas últimas, ambas tem um ponto em comum: o Silêncio. Ou melhor, a falta de. Pode não ser essa a causa principal, mas, decerto, acaba, por muitas vezes, se tornando o gatilho para algo que, com muita frequência, vem a nos causar mal.
Portanto estou levantando um mote: Em favor do silêncio para a produtividade: Calem à Boca, Usem e-Mail ou instante messenger… hoje temos whatsapp e smartphones e isolem acusticamente o ambiente… fica assim apenas o som dos teclados. Lancemos, pois, o movimento: “Cale a Boca para uma vida melhor”.