Insanity Seeker

A Loucura o leva à verdade, assim como a Verdade o leva à Loucura.


A coisa mais misericordiosa do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo.
Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a negros mares de infinito, e não está escrito pela Providência que devemos viajar longe.
As ciências, cada uma progredindo em sua própria direção, têm até agora nos causado pouco dano; mas um dia a junção do conhecimento dissociado abrirá visões tão terríveis da realidade e de nossa apavorante situação nela, que provavelmente ficaremos loucos por causa dessa revelação ou fugiremos dessa luz mortal rumo à paz e à segurança de uma nova Idade das Trevas.
H.P. Lovecraft

O valor do Silêncio (repost)

outubro 12th, 2014 by Lordspy

É impressionante como a sociedade perdeu completamente a noção de tato e razão perante algumas práticas necessárias à realização de tarefas que exigem determinados tipos de disciplina.

Exemplifico justamente com aquilo que dará o teor das idéias que me levaram a colocar tal título. Tarefas que exigem raciocínio, como projeto de sistemas, no meu caso, computacionais, mas podem ser de engenharia, médicos, educacionais, dentre outros.

Me lembro muito bem quando, na escola, nos era exigido silêncio enquanto, em uma tarefa exigida, projetávamos algo que exigisse tal capacidade e sobre isso faço-lhes uma pergunta.

Caso você trabalhe, como profissional, em uma empresa que demanda tarefas que exigem raciocínio lógico/matemático, me diga, qual o nível de ruído no seu ambiente de trabalho? Digo no escritório, não em sua própria casa, caso você tenha um trabalho home-office?

Não é difícil imaginarmos, principalmente aqui no Brasil, como é um ambiente de trabalho comum nas empresas ou departamentos de engenharia ou informática. Escritórios abertos com baias é o mínimo. E então percebemos: telefone (nosso) tocando, telefone (do vizinho) tocando, vizinhos conversando, chefe conversando com vizinho, entra e sai, barulho da impressora. Esses, apenas ruídos provocados internamente, porém, podemos também acrescentar, numa cidade grande, como São Paulo, o ruído de ônibus, de carros, de alarmes disparando, etc.

Depois perguntam, a nós, que trabalhamos usando a cachola, porque temos estresse? Porque ficamos irritadiços? e o pior: Porque o projeto está atrasado? ou Porque não funciona direito?.

A essas, a resposta pode não ser simples, mas, para as duas últimas, ambas tem um ponto em comum: o Silêncio. Ou melhor, a falta de. Pode não ser essa a causa principal, mas, decerto, acaba, por muitas vezes, se tornando o gatilho para algo que, com muita frequência, vem a nos causar mal.

Portanto estou levantando um mote: Em favor do silêncio para a produtividade: Calem à Boca, Usem e-Mail ou instante messenger… hoje temos whatsapp e smartphones e isolem acusticamente o ambiente… fica assim apenas o som dos teclados. Lancemos, pois, o movimento: “Cale a Boca para uma vida melhor”.

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.