Insanity Seeker

A Loucura o leva à verdade, assim como a Verdade o leva à Loucura.


A coisa mais misericordiosa do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo.
Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a negros mares de infinito, e não está escrito pela Providência que devemos viajar longe.
As ciências, cada uma progredindo em sua própria direção, têm até agora nos causado pouco dano; mas um dia a junção do conhecimento dissociado abrirá visões tão terríveis da realidade e de nossa apavorante situação nela, que provavelmente ficaremos loucos por causa dessa revelação ou fugiremos dessa luz mortal rumo à paz e à segurança de uma nova Idade das Trevas.
H.P. Lovecraft

A Abstração do Silêncio

janeiro 26th, 2009 by Lordspy

Claro, o movimento “Cale a Boca por uma Vida Melhor” nunca vai funcionar perfeitamente. Como mencionei no post anterior, ainda existem os fatores externos. Sempre tem uma ou outra conversa paralela, ou ruídos provocados por outras fontes que a empresa, ou você, não possuem controle algum.

Nesse caso é necessário recorrer a um recurso simples e um tanto quanto recente: Música. Mas não música ambiente, pois essa em nada ajuda e muitas vezes mais atrapalha e acaba sendo considerada um Ruído.

Digo de uma música pessoal, não, isso não tem nada a ver com um projeto que participei quando ainda aluno na UFU, isso tem a ver com uma música que você e apenas você escuta. E para isso existem os fones de ouvido e, hoje em dia, os MP3 players, pelo menos os que oferecem um volume adequado para não se ouvir mais nada fora. Com isso conseguimos isolar os ruídos externos e eliminá-los de forma bastante eficiente.

Mas alguns de vocês podem estar indagando que, com isso, o nível de ruído aumentará, pois você criará barulho para não ouvir barulho de fora.

Devo concordar que há a criação de barulho para não se ouvir outros tipos de barulho… porém, podemos considerar esse um modelo clássico de abstração do silêncio. Você isola o ruído não previsível por produzir ruídos previsíveis, ou seja, aquilo que você quer escutar e que, provavelmente, você já está acostumado. Dessa forma, seu cérebro sabe antecipadamente o que vem pela frente de distrações para poder ignorá-las e trabalhar em um ritmo melhor que sem o “silêncio artificial”, porém ainda pior que o “silêncio natural”.

Ok, o “silêncio natural” também é meio falso, pois ainda há aqueles ruídos que você produz… mas, é o que você produz, não o que os outros produzem, o que acaba caindo no mesmo caso do exemplo com a música.

Outro problema que pode surgir nesse modelo é quando a empresa não usa os conhecidos programas de Mensagem Instantânea para se comunicarem, pois quando alguém quer conversar contigo, ele invariavelmente terá de chamar-lhe a atenção por outros meios que não o sonoro, como o físico, por exemplo e isso certamente irá tirar-lhe a atenção. Tem também a questão de telefones tocando. Seja o seu ramal ou alguma chamada para você, haverá de ter uma forma diferente que a sonora. Uma luz piscando e uma indicação de quem liga é bastante viável, mas para isso o telefone terá que estar bem à sua frente.

E por que um programa de Mensagem Instantânea? Simples, quando você está ocupado por que está produzindo, lembrando, usando raciocínio lógico/matemático, você não quer ser interrompido, mas ainda pode ser alertado, pois às vezes é uma resposta a algum problema que você espera e que decerto aumentará a sua produtividade por te responder a algumas perguntas. Essa categoria de programas de comunicação fazem exatamente isso. Eles te avisam que alguém quer falar com você, mas você não precisa ver ou responder de imediato, ao mesmo tempo que te indicam quem está disponível para conversar naquele momento.

E não adianta. E-mail deixou de ser algo útil a tempos.

E comunicação externa é fundamental. Empresas que bolqueiam isso como justificativa de “segurança da informação”, claro, não as de segurança estadual/nacional, mas empresas particulares, que tem como objetivo o lucro, essas empresas são tão somente paranóicas. Por exigir esse comportamento com essa justificativa, tais empresas estão fazendo exatamente o contrário, alem de favorecer alguns, mas isso é obra para outro post.

One Response

  1. Morwen

    Era um dos meus questionamentos em muitas empresas onde trabalhei. Em nome do deus Produtividade, acabam tomando decisões burras por causa de meia dúzia de idiotas que deixam de trabalhar para fazer outras coisas. Ao invés de mandar embora os trouxas, punem todo mundo. Enfim.
    Ô, Spy, deu mó trabalho ler tudo de uma vez. Vê se não fica tanto tempo sem postar hahaha

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.