Insanity Seeker

A Loucura o leva à verdade, assim como a Verdade o leva à Loucura.


A coisa mais misericordiosa do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo.
Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a negros mares de infinito, e não está escrito pela Providência que devemos viajar longe.
As ciências, cada uma progredindo em sua própria direção, têm até agora nos causado pouco dano; mas um dia a junção do conhecimento dissociado abrirá visões tão terríveis da realidade e de nossa apavorante situação nela, que provavelmente ficaremos loucos por causa dessa revelação ou fugiremos dessa luz mortal rumo à paz e à segurança de uma nova Idade das Trevas.
H.P. Lovecraft

(Uma Tentativa de) Retomar!

setembro 22nd, 2020 by Lordspy

Uau! 3 anos.

Aparentemente 3 anos são os intervalos em que fico sem escrever… 2011-2014-2017-2020! Bom, a vida acontece fora daqui… e escrever não é minha profissão, então esse canto esquecido da Internet acaba sendo relegado a segundo plano.

Mas tentarei me dedicar mais!

Muita coisa aconteceu nesses 3 anos. Envelheci, claro! Hoje estou com 43 anos de idade desde que cheguei a esse mundo… (a idade real apenas poucos conhecem!)

Estou morando sozinho desde o início de 2018, quando o colega que alugava um quarto decidiu ir morar sozinho para ter mais liberdade (tenho que achar novos usos aos grilhões e à masmorra! 😛 😀 )

E finalmente terminei o doutorado. É… eu escrevi a Tese, então não foi um intervalo de 3 anos, mas ela não foi escrita para cá, não é mesmo?…

Diferentemente do mestrado, em que entrei sabendo o que iria fazer e saí fazendo exatamente aquilo que havia me proposto, o doutorado foi conturbado.

Entrei com um projeto e durante as pesquisas novas informações foram se desdobrando e mais e mais dúvidas surgindo e o projeto inicial deu voltas e mais voltas e acabou mudando o foco.

De uma ferramenta descritiva, ou um sistema para uma línguagem de domínio específico (DSL System), voltada para o desenvolvimento de jogos, voltou-se para o estudo formal de jogos, seu conceito ou definição e ferramentas para ajudar a conceituar, classificar, levantar uma taxonomia e efetivamente auxiliar o processo de design, não de desenvolvimento.

Mas principalmente ajudar o campo da ludologia (ou Game Studies) e tentar definir fronteiras e processos para que outras áreas não emprestem elementos ou práticas de jogos, usem o próprio prisma da área para estuda-los, e os devolvam com vícios ou viés da área.

O processo acabou sendo o de desenvolvimento de uma área eminentemente subjetiva, mas contida em um campo de pesquisa eminentemente objetivo, o das engenharias.

Desenvolver pesquisas como essa são trabalhosas e definitivamente me deixou marcas. Com pouco interesse pelos superiores sobre as inúmeras oportunidades que se desdobravam, porque não eram consideradas válidas no campo da engenharia, embora auxiliariam positivamente para os projetos do laboratório, e com pouca ajuda dos pesquisadores em engenharia. Inclusive com a minha então ajuda na co-orientação, com situações pessoais, decidindo abandonar a co-orientação.

Esse abandono me deu a oportunidade de alocar um co-orientador que efetivamente se alinhava à proposta que se desdobrava e foi de enorme valia a ajuda do Prof. Dr. Rafael Duarte Oliverira Venâncio. Uma pena que foi tardio e a pressa cobrou a tinta dos meus cabelos e barba…

Apesar de ter ficado feliz com a solução que me garantiu a publicação, ela certamente é apenas uma pequena parte de toda a pesquisa realizada, que justifica a proposta tecnológica desenvolvida.

Da mesma forma, o título final da Tese fica focado apenas no contexto da proposta tecnológica, ou seja, não foca no trabalho total que acabou por auxiliando a proposta.

Academicamente isso me pareceu ruim, mas isso me dá agora a oportunidade para publicar meus achados de maneira independente, fora das formalidades acadêmicas, mais próximo do idioma comum.

Apesar de eu não ter conseguido desenvolver a proposta inicial no doutorado, eu desenvolvi algo muito mais elaborado, muito mais interessante e que me garantiu compreender muito o campo da ludologia e formas para desenvolvimento e divulgação da ludoliteralidade.

E embora o foco (do título) da tese não tenha sido o trabalho de fato, que é o mais importante, isso me dá a liberdade para desenvolver essa pesquisa independentemente.

Foi um desgaste desnecessário para a tese em si, mas foi necessário para a minha compreensão sobre o conceito, e sobre a área de ludologia.

Posso dizer que estou efetivamente satisfeito, satisfez a curiosidade daquele garoto de 5 anos que viu Space Invaders pela primeira vez. E que foi abarcado pela ideia lúdica. O esforço, para isso, valeu.

E agora é fazer com que esse esforço valha para os outros!

Que venham os novos projetos!

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.